Minicurso 12

Minicurso 12

MATERIAIS PARA APLICAÇÕES ESPACIAIS

MARIA DO CARMOS DE ANDRADE NONO



     MINICURSO 

     Os materiais para aplicações espaciais são, em sua maioria, funcionais, ou seja, são desenvolvidos para atender a requisitos específicos, pois o ambiente espacial apresenta características únicas como: gradiente térmico grande (-80 a 150 oC), radiações ionizantes, interferências eletromagnéticas (raios X e radiação gama), descargas eletrostáticas, impactos de micrometeoritos e detritos espaciais. Assim, o sucesso de uma missão espacial é dependente da alta confiabilidade no desempenho dos materiais componentes dos equipamentos embarcados. Em satélites, por exemplo, todos os sistemas embarcados devem funcionar em harmonia para cumprir a sua missão de forma a coibir a menor possibilidade de falha.
     Dessa forma, tem-se incentivado o desenvolvimento de materiais que atenuem os efeitos do espaço em equipamentos espaciais e, no caso da Estação Espacial Internacional, também em seres vivos.
     Neste curso, serão apresentados ambientes espaciais próximos à Terra, requisitos para as diferentes partes de um satélite e os materiais utilizados nos componentes dos materiais/equipamentos embarcados.


     MINISTRANTE
     
     A professora Maria do Carmo possui graduação e mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e pós-doutorado na Universidade de Wisconsin, EUA. Atualmente é pesquisadora titular senior e docente do curso de Engenharia e Tecnologia Espaciais no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Inovação (INPE) e é coordenadora do grupo de pesquisas em Micro e Nanotecnologias em Cerâmicas e Compósitos (TECAMB) no Laboratório Associado de Sensores e Materiais da coordenadoria dos laboratórios associados do INPE.



     PRÉ-REQUISITO

     Não há pré-requisitos.



     PARTE PRÁTICA

     Não haverá parte prática.