Minicurso 12
MATERIAIS PARA APLICAÇÕES ESPACIAIS
MARIA DO CARMOS DE ANDRADE NONO
MINICURSO
Os materiais para aplicações espaciais são, em sua maioria, funcionais, ou seja, são desenvolvidos para atender a requisitos específicos, pois o ambiente espacial apresenta características únicas como: gradiente térmico grande (-80 a 150 oC), radiações ionizantes, interferências eletromagnéticas (raios X e radiação gama), descargas eletrostáticas, impactos de micrometeoritos e detritos espaciais. Assim, o sucesso de uma missão espacial é dependente da alta confiabilidade no desempenho dos materiais componentes dos equipamentos embarcados. Em satélites, por exemplo, todos os sistemas embarcados devem funcionar em harmonia para cumprir a sua missão de forma a coibir a menor possibilidade de falha.
Dessa forma, tem-se incentivado o desenvolvimento de materiais que atenuem os efeitos do espaço em equipamentos espaciais e, no caso da Estação Espacial Internacional, também em seres vivos.
Neste curso, serão apresentados ambientes espaciais próximos à Terra, requisitos para as diferentes partes de um satélite e os materiais utilizados nos componentes dos materiais/equipamentos embarcados.
MINISTRANTE

A professora Maria do Carmo possui graduação e mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e pós-doutorado na Universidade de Wisconsin, EUA. Atualmente é pesquisadora titular senior e docente do curso de Engenharia e Tecnologia Espaciais no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Inovação (INPE) e é coordenadora do grupo de pesquisas em Micro e Nanotecnologias em Cerâmicas e Compósitos (TECAMB) no Laboratório Associado de Sensores e Materiais da coordenadoria dos laboratórios associados do INPE.
PRÉ-REQUISITO
Não há pré-requisitos.
PARTE PRÁTICA
Não haverá parte prática.