Sobre
O CECEMM – Congresso dos Estudantes de Ciência e Engenharia de Materiais do MERCOSUL – é organizado anualmente, desde 1999, por alunos de Engenharia de Materiais de diferentes universidades do MERCOSUL. Neste evento, visa-se promover discussões, trocas de experiências e atividades acadêmicas entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área de Ciência e Engenharia de Materiais, por meio de palestras, minicursos, visitas técnicas, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos e técnicos, abordando de forma específica ou abrangente os progressos e conhecimentos, nacionais e internacionais, da área.
A Comissão Organizadora tem o prazer de convidá-los para a 20ª edição do CECEMM, evento que será realizado entre os dias 22 e 28 de Julho de 2018 pelos alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulo (USP – campus São Carlos), na cidade de São Carlos – SP.
A CIDADE
São Carlos é um município bra
sileiro localizado no interior do estado de São Paulo, na região Centro-Leste. Com uma população de 246.088 habitantes, é a 13ª maior cidade do interior do estado em número de residentes.

A cidade tem o título de Capital da Tecnologia conferido graças ao seu vigor acadêmico, tecnológico e industrial. Suas universidades e centros de pesquisa são reconhecidos no Brasil e no mundo pela excelência e diversidade.
A Universidade de São Paulo (USP), com dois campi na cidade, oferece o curso de graduação Engenharia de Materiais e Manufatura, além dos seguimentos de mestrado e doutorado na área. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é a pioneira no Brasil em Engenharia de Materiais, com o departamento criado no ano de 1972. Ambas universidades possuem ensino gratuito e de qualidade e já incorporaram à história de São Carlos suas contribuições à ciência e à capacitação profissional de milhares de alunos, mestres e doutores.
DEMa - UFSCar
A Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, foi pioneira na América Latina pela criação e implantação do curso de graduação em Engenharia de Materiais, que iniciou suas atividades no ano de 1970. A criação do curso de graduação foi a primeira etapa do projeto Engenharia de Materiais da UFSCar, que, seguindo uma tendência mundial, tinha o objetivo de implementar a formação de recursos humanos e servir de base para uma mudança no panorama das tradicionais engenharias: mecânica, metalúrgica, civil e química.

Dois anos depois, em 1972, surgiu o Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), cujas pesquisas contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento e reconhecimento na área de Ciência e Engenharia de Materiais (CEM), estruturando-se em três áreas acadêmicas: Metais, Cerâmicas e Polímeros. A inexistência no país de especialistas nessa nova área levou a UFSCar a investir num arrojado programa de formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado.
O DEMa, consolidou-se como um órgão acadêmico de geração e desenvolvimento de atividades interdisciplinares de ensino, pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, e de prestação de serviços, tornando-se referência nacional e internacional na área, contribuindo assim, ao longo de seus 45 anos, na formação de mais de 2000 engenheiros de materiais e 1200 mestres e doutores em seu programa de pós graduação.
SMM - USP
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) é uma das unidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo (USP), instituição pública e de padrão mundial, que hoje integra um grupo seleto reconhecido por diferentes rankings internacionais.
Contribuindo significativamente para consecução dessa excelência, no século XX a EESC foi implantada em São Carlos, e alavancou o desenvolvimento tecnológico e educacional da cidade que hoje é conhecida como A Capital da Tecnologia. Atualmente, conta com 10 cursos de graduação, os quais formam engenheiros altamente qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho ou seguir carreira acadêmica.

O atual Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo foi criado na década de 1950 com a implantação da Cadeira de Metalurgia, cujo objetivo era o de ministrar as disciplinas Metalurgia I e II para os cursos de Engenharia Civil e Mecânica (nível graduação). Com a implantação da estrutura departamental, foi criado no final da década de de 1960, o Departamento de Materiais da EESC. Este Departamento foi o primeiro, com a denominação de Materiais, criado em uma Instituição de Ensino Superior da USP. Posteriormente, no início de 1970, foi aprovado o pedido de credenciamento do Programa de Pós-Graduação na Área de Concentração em Engenharia Metalúrgica em nível de mestrado. Deu-se início, então, às atividades de ensino e pesquisa em nível de pós-graduação em local provisório com laboratórios básicos de ensino e pesquisas e acomodações para professores e alunos de pós-graduação. Com o rápido crescimento essas instalações tornaram-se insuficientes e o novo prédio inaugurado possuía uma área 3 vezes maior, com a instalação de modernos laboratórios de ensino e pesquisa capazes de produzir consideráveis benefícios para as Universidades e Indústrias do interior do Estado de São Paulo.
Finalmente, no início dos anos 1980, a Universidade de São Paulo e o Conselho Federal de Educação autorizaram o funcionamento do Programa em nível de Doutorado contando com a participação de professores envolvidos no ensino e pesquisa em Ciência e Engenharia de Materiais da EESC, do Instituto de Física e do Instituto de Química da USP de São Carlos. Em 1998 o então Departamento de Materiais passou a ser denominado de Departamento de Engenharia de Materiais, Aeronáutica e Automobilística (SMM), que surgiu da união de vários professores dos cursos citados. Apenas em 2008, foi aprovada a criação do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais e Manufatura. Hoje, o objetivo principal do departamento, é formar engenheiros que disponham de conhecimento integrado do ciclo de fabricação do produto, passando pela seleção de materiais até a escolha dos processos de fabricação de modo que são englobadas três relações básicas em uma mesma modalidade, sendo elas: materiais, projeto e manufatura.